O Blog no Fim do Universo

Bloom’s Day: você conhece?

Posted by Darshany L. em 18/06/2009

Se foi logo pensando em Orlando Bloom (não o/a culpo), está enganado. Descobri hoje, através da Letícia Simões, que o Bloom’s Day, comemorado há 100 anos no dia 16 de junho, celebra a importância da vida e obra de James Joyce para a literatura mundial.

James Joyce, escritor de "Ulisses", é o homenageado do Bloom's Day.

James Joyce, escritor de "Ulisses", é o homenageado do Bloom's Day.

Para quem não sabe (eu não sabia, confessoconfessoconfesso), James Joyce foi um escritor irlandês, autor do romance clássico Ulisses, sua principal obra. O livro, considerado por muitos estudiosos o “romance definitivo do século XX”,  narra a história de um homem comum, Leopold Bloom, durante um único dia em Dublin: 16 de junho de 1904. Daí o nome Bloom’s Day e a data da comemoração.

Em Dublin, cidade natal de James Joyce e onde se passa Ulisses, é onde se concentram as manifestações mais fortes em homenagem ao escritor. Mas em todo o mundo há celebração, inclusive no Brasil. Vou correndo ler esse livro, para ano que vem eu participar também.

Via Bonde e Além do Muro da Estrada.

Anúncios

4 Respostas to “Bloom’s Day: você conhece?”

  1. Obrigado pela citação. Se for ler “Ulisses”, tente ler primeiro (do mesmo autor) “Dublinenses” e “Retrato do Artista Quando Jovem” – isso porque Joyce faz várias referências a eles, inclusive colocando em cena personagens desses livros.

    “Dublinenses” é uma coletânea de contos que traz algumas maravilhas do gênero como “Eveline” e “Os mortos” (os contos tratam, principalmente, da inatividade da sociedade de Dublin, da “morte em vida”). “Retrato…” conta a história de Stephen Dedalus, jovem que protagonizará os 3 primeiros capítulos de “Ulisses” (eu ainda não li “Retrato…”, mas está na imensa pilha-de-livros-a-ler).

    Abraços

  2. said

    Nunca tinha escutado falar do Bloom’s day :/ ahaha

  3. Andre said

    Eu sabia do bloomsday, mas não sabia que era por agora. O Ulisses tá na minha mesa já tem mais de uma semana, mas eu tive que parar de ler por conta de prova. De toda forma, o pouco que eu já li do Joyce faz jus ao nome que ele tem, e eu recomendo também.

  4. Ei, eu não pensei no Orlando Bloom, pensei no Edward Bloom, de Peixe Grande! \o/
    Beijinhos, Shany ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: