O Blog no Fim do Universo

  • Planeta de 140 caracteres

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Já pegaram a nave

    • 30,251
  • posto de posts

Milhares de livros a um clique.

Posted by Darshany L. em 16/06/2009

Estava jantando e assistindo ao Jornal Nacional ao mesmo tempo quando me deparo com uma notícia sobre uma megasuperhiper biblioteca sendo construída em São Paulo. Qualquer outra pessoa poderia ter mudado de canal, mas o que me chamou atenção no telejornal dessa noite foi justamente essa matéria.

José Mindlin e seus livros: paixão.

José Mindlin e seus livros: paixão.

José Mindlin, bibliófilo, 94 anos. Praticamente 80 deles dedicados à coleção de livros em sua casa, compondo uma biblioteca pessoal de quase 100 mil exemplares (isso mesmo, 100 mil, você não leu errado!). Para ter idéia to tamanho da coisa, lá estão quase todas as primeiras edições dos livros de Machado de Assis, além das primeiras edições de O guarani, de José de Alencar e A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. E não precisa gostar de literatura brasileira para ficar impressionado com isso.

Mindlin, além de ser o maior fã de livros do planeta, ainda é o cara mais bonzinho de todos também. Sim, ele quer partilhar sua biblioteca conosco, meros mortais! Para começar, doou, sem dó, parte de seu acervo para a biblioteca Brasiliana, da USP (sempre ela), em um total de 17 mil títulos. E, para quem não mora em São Paulo não ficar triste, todos eles estarão disponíveis na… internet. Uma Brasiliana Virtual!

Na casa de José Midlin há um robô “scanner” que lê 2,4 mil páginas por hora para montar a biblioteca digital. A previsão é que até o final do ano ele tenha digitalizado 4 mil livros e 30 mil imagens. Ou seja, podemos ler o livro como ele realmente é. Ficou curioso/com água na boca? É só entrar no site da Brasiliana USP! Fácil, fácil.

Via Flanela Paulistana e Art|Educando.

Anúncios

4 Respostas to “Milhares de livros a um clique.”

  1. Fioregomes said

    aaaaaaaaaah. amei essa novidade! *_*

  2. Geeeeente, MORRI!
    meu soonho montar uma biblioteca dessas na minha casa (só sonho mesmo ne uahsuhas)…

    vou entra JÁ no site :D

    brigada pela dica, shany!
    :***

  3. […] Hoje o dia nasceu mais triste. Faleceu aos 95 anos o bibliófilo José Mindlin, que dedicou cerca de 80 anos da sua vida à uma coleção particular de livros. Ele montou uma biblioteca em sua casa, composta por mais de 100 mil exemplares, e no ano passado doou parte do seu acervo para a biblioteca Brasiliana, na USP. Leia mais aqui. […]

  4. ivan paulo nadaletti said

    perdemos um grande entusiasta da literatura, homens como José Mindlin, não nascem todos os anos, pessoas como ele que se dedicam a salvar o que a maioria considera como velharias, são imortais, eternas, eu estou montando a minha biblioteca, inspirado nele, adquiro livros em sebos, livrarias, de amigos que não os querem mais, também estou digitalizando fotos da família e elaborando a genealogia, todos aqueles que são apaixonados pelos livros, ficaram orfãos, até mais, obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: